Há uma célebre frase do cronista social carioca, Nelson Rodrigues, que diz que "de perto, ninguém é normal"!
A internet por meio das mídias sociais nos permite "ver" de forma muito próxima a alma humana! Tudo o que há de bom e de ruim na mente e na alma tem uma lente de aumento neste espaço virtual. Os porquês disto tem muitos estudos mas não é o que me instiga mais, não! O que mais me impressiona é a capacidade das pessoas de irem fundo numa misantropia que beira a uma sociopatia. Sinto falta de um conjunto de valores éticos básicos que permitam que a nossa sociedade continue na trilha do desenvolvimento social e humano rumo a uma sociedade utópica onde a dignidade humana, respeito à Natureza (ecologia) e respeito às diversidades alcance um ótimo!
Há uma discussão aqui referente ao atropelamento de um homem por um trem da Supervia que para mim é algo absurdamente assustador! Muitas pessoas abrem mão dos comezinhos da dignidade humana, da ética e da empatia!
Observo que há uma construção ideológica no ideário do brasileiro que é muito fortemente fomentada por parte da mídia, de algumas instituições religiosas e pelos políticos no geral que é a figura do "o outro"! Esse "o outro" seria um inimigo a ser combatido e, eventualmente, trucidado! Esse pensamento, conceito, ideia gera as mais variadas consequências! Desde o simples desprezo, como no caso aqui da Supervia, como atos de agressão física ou moral, como no caso da pedrada da adolescente umbandista ou os insistentes ataques aos homossexuais e, num caso extremo, ASSASSINATO de pessoas que são pegas em um “suposto” ato criminoso! São pessoas eventualmente amarradas e ASSASSINADAS!
Este último exemplo, do assassinato, temos vários casos muito emblemáticos! Um destes foi o caso da Fabiane Maria de Jesus, que foi vítima de boatos onde ela supostamente usaria crianças em rituais de “magia negra”! Foi trucidada em plena luz do dia, por membros da própria comunidade onde ela morava. Crianças e mulheres participaram do ritual sádico! Pessoas tiveram crises histéricas de gargalhadas afirmando que deram pedradas na cabeça da “bruxa”! Mais tarde “descobriram” que se tratava de um BOATO! Uma mulher foi ASSASSINADA por conta de um BOATO baseado no discurso de ódio RELIGIOSO!!!
É INSANIDADE!
Se quiserem ver o germe dessa doença liguem a TV nos programas “jornalísticos” ou vá a certas igrejas fundamentalistas que pregam o ódio puro! Eu mesmo já postei vídeos onde pastores pregam o “EXTERMÍNIO” do inimigo!!!
Em todos estes casos há um elemento comum que é a COISIFICAÇÃO do “o outro”! Este “o outro” é um inimigo que tem por característica marcante de ser diferente de nós! É devoto de outra religião, é de outra etnia, é de outra classe social, é torcedor do time “inimigo”, é o diferente...
Estamos vivendo em uma sociedade doente! Somos pessoas doentes! Valores materialistas são postos em primeiro plano em nossas vidas! É dinheiro, é o consumo (carro, celular, viagens, joias), é o narcisismo extremo (operações plásticas, academias com anabolizantes)! Enquanto isso coisificamos o “o outro” e, a exemplo da Supervia, passamos metaforicamente com o trem por sobre o “o outro”!
Esse passar por cima se manifesta até mesmo com simples gestos como furar filas, estacionar em vagas exclusivas, dar carteiradas.
O que eu sei e que nunca consigo deixar de me impressionar com as pessoas. Presenciar pessoas defendendo a ação da Supervia usando argumentos mistos entre emocionais e “lógicos” pragmáticos é absolutamente desestimulante na fé de ver revertido esse trilhar de estrada rumo à barbárie ao qual a sociedade brasileira resolveu seguir!
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/07/31/politica/1438377272_774029.html
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/mulher-morta-apos-boato-em-rede-social-e-enterrada-nao-vou-aguentar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário