Mad Max: Fury Road
TEM SPOILERS!
O filme é simplesmente SENSACIONAL!
Na mitologia do filme o mundo é devastado, pós-apocalíptico e desértico! Há fome, sede e núcleos humanos controlados por um poder militar e religioso! Há uma teocracia onde o líder maior se auto intitula Joe Imortal! Joe é sustentado por três vias: a econômica, a militar e a religiosa! Três são as sociedades controladas por Joe. A Sociedade da Bala, onde os recursos militares são fabricados, a Sociedade da Gasolina, onde o combustível é produzido para alimentar máquinas e motores e o pequeno paraíso de Joe denominada Cidadela! Esta última é a sociedade onde se obtém água de lençóis freáticos. A água é escassa e é totalmente controlada por Joe. Desta forma ele tem poder para submeter os outros líderes. Na Cidadela temos também uma agricultura e uma produção de leite humano para consumo! Nos três núcleos há força militar.
Joe Imortal sustenta o seu poder através das armas, do controle da água e da comida e da manutenção de uma estrutura religiosa e ideológica onde:
1. ele representa uma força transcendental: é auto declarado imortal e
2. o estabelecimento da recompensa transcendental Após a morte seus guerreiros vão para um “local” de prazeres e descanso, Valhalla;
Em relação ao quesito um, há uma contradição evidente. Sendo Joe imortal, ele põe todo o seu poder em xeque tentando reaver seu bem que na Cidadela é protegido em um cofre. Ele tenta reaver as suas “fêmeas” que estão grávidas!
Em relação ao quesito dois temos um retrato caricatural da nossa sociedade atual onde imensos contingentes humanos se submetem a homens que se assumem representantes de forças divinas e estabelecem normas morais. Neste universo real fortunas são criadas (dízimos, contribuições, vassouras ungidas...), famílias são destruídas e poder político é abocanhado numa sociedade em colapso! Tudo isso calcado em promessas!...
A estória se desenvolve em cima das ações da heroína Furiosa (ou Imperatriz Impetuosa, dependendo da tradução). Uma chefa militar que foge da Cidadela levando as “fêmeas” do Joe Imortal! Seu objetivo moral é a redenção! No meio deste processo há muito tiro, sangue, ossos quebrados e explosões! Num dado momento há o insight de que o paraíso redentor não está fora, longe, no passado, mas, sim, no enfrentamento da realidade caótica de onde se partiu em fuga. O paraíso é a própria Cidadela!
E quando ao personagem Mad Max? Participação boa! Contribuiu bastante!...
Fechando, excelente fotografia! O tom sépia, avermelhado dá uma noção de decadência fenomenal! A música incidental amplia em nossos sentidos a ideia de caos e decadência! A mão mecânica da Furiosa é um elemento na construção da sua personalidade! Enquanto Joe se traveste de uma deidade num corpo decrépito, pútrido; Furiosa tem uma superação humana! Ela se supera ao vencer uma adversidade física! E transcende ao seu meio moral ao levar outras almas na sua jornada! Ela poderia simplesmente ir embora sozinha! Mas não! Levou consigo as “fêmeas” do Joe!
Pros que não viram eu RECOMENDO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário