domingo, 9 de agosto de 2015

Inteligência Brasileira: desenvolvimento e avanço. É possível um projeto político em uma nação sem investimento em ensino e pesquisa?

Boa noite,

     Terminei de ler o livro "A Matemática no Brasil - História do seu Desenvolvimento" do Professor Clóvis Pereira da Silva.


     O livro é dividido em 8 capítulos e envereda pela história da ensino e da pesquisa da matemática no ensino superior. Dito desta forma, pode parecer que é uma leitura direcionada apenas para matemáticos e afins, físicos e engenheiros. Não se deixem enganar! O professor Clóvis trata da história da educação no Brasil. A Matemática é descrita no seu livro dentro de um contexto muito maior que é o da educação e das políticas educacionais.

      Confesso que esta obra já me fascinou pela abordagem histórica onde para nos fazer entender o quadro educacional do Brasil de hoje, o autor nos conduz pela Europa num período onde Portugal está sem uma unidade política-administrativa. É no século 13, com a península ibérica ocupada pelos mouros que as cruzadas e a unificação de Castela, Aragão, Navarra e Leão gestam o perfil do Brasil de hoje.

       Um segundo momento muito rico do livro é quando, no Brasil, a educação ganha entornos de universalidade e é dividida em educação e ensino. Falamos da Era Vargas e da inserção do Brasil na modernidade por conta do "crack" americano em 1929. Nossos cafeicultores se vêem sem mercado para escoar a sua produção e, sem vislumbrarem um futuro promissor, investem seus capitais no fomento de uma indústria nacional. Industrializar demanda qualificação de mão de obra.

     Considero uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer um pouco mais do o quê é este país!

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