segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O perigo de se contar uma História única

Um ponto

O Ministério da Verdade - ou Miniver, em Novilíngua - era completamente diferente de qualquer outro objeto visível... (De lá) Winston conseguia ler, em letras elegantes colocadas na fachada, os três lemas do Partido:

GUERRA É PAZ. LIBERDADE É ESCRAVIDÃO. IGNORÂNCIA É FORÇA.

A passagem acima foi retirado do livro 1984 de Orwell. Ficção científica de caráter distópico, esta obra foi escrita por Eric Arthur Blair (verdadeiro nome de Orwell). Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwell, trabalha como correspondente de guerra para a BBC de Londres. Neste período muito da sua experiência converge para a escrita desta obra.

Um segundo ponto

“The president’s handlers know that lies can become Truth, if repeated insistently enough”... (CHOMSKY, 2004)

Em tradução livre:

“Conselheiros do presidente sabem que mentiras podem se tornar a verdade quando insistentemente repetidas”.

Qual é o perigo de se contar uma História única?

Nos vídeos abaixo temos um relato de vida da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichi onde este tema é ricamente ilustrado. Nestes vídeos temos o "olhar" de uma pessoa que tem a sua consciência despertada para o fato de que a vida de um ser humano é imersa em uma trama ideológica que propõe a "descontrução" da identidade do outro. Este processo visa a criação, manutenção e regulamentação de um projeto de poder onde alguns homens exercem a força tirana sobre o conjunto de todos os demais homens. 

Vejam os vídeos e reflitam!








CHOMSKY, Noam. Undertanding the Bush Doctrine. 2004. Disponível em: < http://www.chomsky.info/articles/20041002.htm >. Acesso em 08 DEZ 2014.